Embaixador do Japão se mostrou animado com os 110 anos da imigração japonesa

Presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Japão, deputada federal Keiko Ota comanda projeto de exposição sobre o tema na Câmara dos Deputados

 

A deputada federal Keiko Ota visitou a embaixada do Japão em Brasília(DF) para uma reunião sobre a comemoração dos 110 anos da imigração japonesa ao Brasil. A convite do embaixador Akira Yamada, a parlamentar revelou como pretende articular a épica aventura nipônica às terras brasileiras.

“Queremos enaltecer o espírito japonês de força de vontade, otimismo e trabalho em uma exposição na Câmara dos Deputados”, informa Ota. O projeto também prevê a iluminação do Congresso Nacional, e uma sessão solene no plenário da Câmara com autoridades, membros de kaikans e uma visita especial.

“A princesa japonesa pode vir ao Brasil nesta ocasião”, comenta a deputada. A informação da visita deve ser confirmada pela embaixada japonesa nas próximas semanas.

Segundo a deputada federal Keiko Ota, o embaixador Yamada se mostrou bastante animado com o projeto. A exposição deve unir o moderno e o antigo, traços japoneses indissociáveis da cultura nipônica. Além disso, Ota, que tem ouvido sugestões de diversas autoridades japonesas, pretende enfatizar a capacidade de recuperação dos japoneses após as bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki. “Vamos representar o renascimento a partir da destruição, da mesma maneira que uma pessoa se renova quando busca o perdão”, explica.

Uma parte do material está vindo diretamente do Japão, o qual foi solicitado ao Museu de Hiroshima como forma de doação. “Esse material vem de navio, por isso nos organizamos de forma a dar tempo para a data de comemoração dos 110 anos da imigração japonesa no dia 18 de junho”, conclui Ota.

Acompanhe este site para mais informações.