Sessão Solene marca celebrações na Câmara dos Deputados

Deputados, Senadores, o Embaixador do Japão e personalidades importantes participaram das Comemorações aos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil

Sessão Solene marca celebrações na Câmara dos Deputados

Ainda dentro das Comemorações aos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil, aconteceu nesta quinta-feira (21), uma linda e emocionante Sessão Solene que contou com a participação dos:

O Senhor Embaixador do Japão, Akira Yamada,
O Senhor Akio Saito – da Jica (jáica)-
O Senhor Renato Ishikawa – do Hospital Santa Cruz
O Senhor Hermínio Suguino – da Feanbra
O Senhor Sérgio Leite – da Usiminas;

Além de todos os membros do Grupo Parlamentar Brasil-Japão e convidados que representaram a comunidade japonesa no Brasil.

No dia 18 de Junho de 1908, o navio Kasato Maru atracou no Porto de Santos com os primeiros 781 imigrantes japoneses.

A vinda desses imigrantes japoneses foi motivada por interesses do Japão e do Brasil.

O Brasil necessitava de mão-de-obra para trabalhar nas fazendas de café, principalmente em São Paulo e no norte do Paraná, e o Japão precisava aliviar a tensão social no país, causada por seu alto índice demográfico.

Após desembarcar em solo brasileiro enfrentaram problemas de adaptação à nova realidade, principalmente com a língua, a cultura, os hábitos alimentares, o clima, entre vários outros fatores.

Mas no passar dos anos, todos foram se adaptando.

E assim começaram a se reunir em colônias, uma forma de se apoiarem e manterem as tradições da cultura oriental.

E como forma de gratidão, o governo japonês, ajudou o desenvolvimento do Brasil, não só na agricultura, mas também nas áreas da tecnologia e da indústria, sem esquecer a relação amistosa e de admiração que um país tem para com o outro.

“E nós da Câmara dos Deputados, principalmente os deputados Nikkeis desta Casa, temos o prazer em poder estar aqui nesta data e fortalecendo mais ainda o intercâmbio destas culturas tão diferentes, mas tão ricas e admiradas na mesma proporção.

Temos muito que aprender uns com os outros”, ressaltou Keiko Ota.

No evento ainda teve a participação do cantor Joe Hirata, que emocionou a todos com uma música exclusiva para essa comemoração.

Veja tudo que aconteceu no site da Câmara

Galeria de imagens

Veja mais imagens